15/06/2015 - Comunicação de venda de veículo é obrigação do antigo proprietário, porém é ignorada

Apesar de já constar em nova regulamentação de trânsito, muita gente continua vendendo veículo e não atenta para a necessidade de providenciar a transferência do bem. Resultado: o novo proprietário do veículo comete infrações e quem acaba assumindo a responsabilidade é o antigo, que deixou de procurar a Ciretran para comunicar a transferência.

Sobre o assunto, o despachante Eliel Carneiro concedeu entrevista ao programa Ronda Policial (rádio Subaé) e orientou quem tem veículo a se prevenir de eventual ‘dor de cabeça’. De acordo com ele, quem vende um bem e não providencia logo a transferência poderá assumir responsabilidades administrativas, fiscal e criminal, e até perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação, por causa de irregularidades cometidas pelo novo proprietário. Quem vende um veículo tem um prazo de 30 dias após a negociação para comunicar ao Detran, segundo a portaria 288 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Eliel orienta a pessoa a se dirigir à Ciretran ou procurar um despachante para fazer a ‘comunicação de venda’, devidamente munido da cópia do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com firma reconhecida, e preenchido com os dados do comprador, datado e assinado por ambos.  Ao final do processo, é emitido um comprovante de que o registro foi efetivado. A partir dali, tudo o que vir a acontecer com o veículo será de responsabilidade do novo comprador. “ O papel dele já foi feito, que é a comunicação ao Detran”, declara Eliel.

O despachante lembra que no passado era muito comum e hoje ainda tem donos de veículos tendo dor de cabeça porque venderam seus bens e não fizeram a transferência. Com isso, recebiam multa em casa ou eram acionados na justiça por causa de algum acidente que não foi cometido por ele.

O valor do trâmite de comunicação de venda fica em torno de R$ 100 a R$ 150, de acordo com o despachante. Para Eliel, quando “você para para analisar as consequências, esse valor de transferência não sai caro”.  centraldepoliciafsa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário