27/06/2015 - Militares sem previsão de reajuste dos soldos

Os 655 mil militares das Forças Armadas ficaram de fora das negociações do Ministério do Planejamento que tratam sobre reajuste salarial e que já foram apresentadas para o funcionalismo dos poderes Executivo e Judiciário. Segundo a pasta, o grupo não está incluído nos acordos com a Secretaria de Relação de Trabalho. “A definição do reajuste é negociada de forma institucional, dentro do governo, e incluída no Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, informou o Planejamento em nota.
O Ministério da Defesa esclareceu à coluna que a negociação de reajuste dos soldos dos militares será feita em separado. “No momento o governo federal cuida apenas dos servidores civis. E não há índice percentual ou qualquer projeção sobre o assunto”, informou em nota. O último aumento concedido pela União aos militares das Forças Armadas foi em 2012, quando foi anunciado reajuste de 30% nos soldos parcelados de 2013 a 2015.
EXECUTIVO E JUDICIÁRIO
As propostas já anunciadas pelo governo foram idênticas para os servidores do Executivo e do Judiciário, ou seja, de 21,3% divididos em quatro anos, de 2016 a 2019. No ano que vem será de 5,5%; em 2017, 5%; em 2018, 4,8% e em 2019, 4,5%.

Último aumento concedido pela União aos militares das Forças Armadas foi 
em 2012, quando foi anunciado reajuste de 30% (Divulgação)
13º SALÁRIO — Os servidores federais recebem na próxima quinta-feira, dia 2 de julho, a primeira parcela do 13º salário. O valor será pago junto com o salário de junho. Não serão feitos descontos previstos, como Imposto de Renda, que serão debitados na parcela que sai em dezembro.
‘DESRESPEITO’
A Federação dos Servidores do Judiciário Federal classificou como um “acinte e um desrespeito” a proposta da União. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, informou ao governo que não daria a resposta enquanto não consultasse a federação. Para a coordenação da Fenajufe, a proposta é “inviável”.
PASSEATA NO CENTRO
Na próxima segunda-feira, os servidores do Judiciário Federal vão fazer uma passeata no Centro do Rio, a partir das 14h. O ato integra a greve nacional da categoria e é mais uma mobilização pelo PLC 28/15, que será votado terça-feira no Senado. A proposta é a que funcionalismo defende e prevê aumento médio de 59,49% em seis anos.
LASER CONTRA AVIÕES
Desde o dia 1º de junho deste ano até quinta-feira, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) recebeu 41 notificações de usos do laser contra tripulações de aeronaves. Apontar o feixe de luz dificulta a visão dos pilotos em momentos sensíveis do voo, como aproximação e pouso.
PRISÃO DE CINCO ANOS
No Brasil, a brincadeira de mau gosto é crime tipificado no Artigo 261 do Código Penal, que prevê reclusão de dois a cinco anos. O feixe de luz também pode causar cegueira, visão ofuscada e até mesmo lesões mais graves, como queimaduras na retina, que incapacitam o piloto a fazer as manobras com segurança.
SÓ PARA TEMPORÁRIOS
As unidades de Saúde do Exército no Rio serão ocupadas exclusivamente por militares temporários especialistas e prestadores de tarefa por tempo determinado. O objetivo é minimizar a utilização de militares em atividades administrativas. As Organizações Civis de Saúde vão gerir as unidades da Força.
OBSTÁCULO PREVISTO
Estudo de viabilidade deve ser feito em até 60 dias úteis. Mas uma prévia aponta que o projeto pode provocar retardo nos trabalhos e críticas por parte dos militares. Não deverá haver aumento de efetivos e deverão ser aproveitadas as instalações. Os recursos do projeto poderão vir da parceria publico-privada.
  Coluna do Servidor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado