28/06/2015 - Ex-soldado do exército que protegeu Ponteferroviária

Ex-soldado do exército que protegeu Ponteferroviária durante a revolução relembra história. O município de Marcelino Ramos se reveste de um rico contexto histórico e cultural que precisa ser resgatado, principalmente nos bancos escolares, para que possamos manter viva a história da nossa cidade. Neste sábado (27) a equipe de reportagem do Portal de Marcelino conseguiu localizar um ex-combatente do exército brasileiro que está inserido na história de Marcelino.
O aposentado João Pires, 68 anos, é um dos últimos soldados do exército que no ano de 1965 recebeu uma missão inusitada e muito importante: proteger a ponte rodoferroviária. Por ironia do destino, nosso encontro foi justamente na estação ferroviária onde há mais de 50 anos ele chegou na companhia de um pelotão que estava lotado em Cruz Alta. “Esta ponte era a única ligação do Sul com o resto do Brasil e nós recebemos a informação, que por conta da revolução, o inimigo tinha interesse de derrubá-la” lembra o ex-soldado. Dinamites inclusive foram colocados em pontos estratégicos da ponte, pois caso o inimigo conseguisse êxito contra as tropas gaúchas a ponte seria derrubada, evitando desta forma uma invasão.
João Pires, que atualmente mora em Santo Ângelo, veio a Marcelino fazer um passeio de Maria-Fumaça em companhia da esposa. Ele concedeu entrevista ao Portal de Marcelino e se emocionou ao lembrar que na época, após cumprir a missão, comentou com amigos que um dia voltaria a Marcelino. Passaram-se 50 anos e o que era desejo se tornou realidade neste mês de junho de 2015.
Na entrevista que você confere abaixo ele contou que na época centenas de soldados estavam na encosta gaúcha guarnecendo a ponte, com olhos atentos a outra margem do rio. Neve, frio, chuva e muita tensão acompanharam os setes dias em que ele permaneceu em solo marcelinense. Mesmo com as ameaças constantes, nenhum conflito foi registrado. Muito pouco se sabe sobre este fato ocorrido em 1965. Esta matéria serve para resgatar um pequeno fragmento do acontecimento, que agora está gravado para sempre através desta singela reportagem.  Se você conhece este fato, ou sabe algo sobre ele, deixe seu comentário para que possamos agregar mais conteúdo em nossa reportagem.
Veja a entrevista abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário