23/08/2015 - Simulador do helicóptero H-36
O
simulador das aeronaves H225 (versão civil) e H225M (versão militar)
foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (21/08) durante uma solenidade
no Centro de Treinamento de Simulador da Helibras, localizado na zona
oeste do Rio de Janeiro (RJ). As Forças Armadas brasileiras adquiriram 50 helicópteros H225M
- que na FAB são chamados H-36 Caracal. Até o momento, foram recebidas
16 unidades que, juntas, já somaram mais de dez mil horas de voo no
território nacional.
O
Ministro da Defesa, Jaques Wagner, destacou que é fundamental acreditar
no Brasil, mesmo em momentos sensíveis. Para ele, a crise econômica
mundial, a queda no valor do barril de petróleo e o ajuste fiscal do
governo brasileiro intimidam o desenvolvimento de projetos como o H-XBR,
mas é preciso continuar investindo. “Vamos construir o Brasil olhando
para o futuro”, disse.
Durante
a solenidade, as autoridades e a plateia puderam conferir uma
demonstração das potencialidades do simulador em um voo pelo cenário da
cidade do Rio de Janeiro, conduzido por dois dos três pilotos
instrutores da Helibras. O primeiro voo simulado de instrução acontece
no dia 19 de outubro, com oficiais do Exército Brasileiro.
Segundo
o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz
Rossato, em breve os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) também
iniciarão seu treinamento no simulador. Ele explica que isso vai
representar economia para a FAB, pois, antes, os pilotos eram enviados
para treinar na Europa. “Nós vamos reduzir bastante os custos e também
propiciar um treinamento melhor aos nossos militares, que poderão fazer
mais missões no nosso simulador”, disse o Comandante.
Full Flight Simulator
Full Flight Simulator
O
simulador, segundo o Ministro da Defesa, é um dos mais modernos do
mundo. Esse é o único equipamento para treinar helicópteros do modelo
H225 nas Américas.
Segundo explica um dos instrutores de voo, o Tenente-Coronel da reserva Alexandre Anselmo Lima, o simulador é do tipo Full Flight Simulator,
ou seja, confere ao treinamento o máximo de correspondência possível
com a realidade. São reproduzidos os sons, a vibração da cabine e até
mesmo a movimentação do eixo do helicóptero, pois o simulador está
colocado em uma base móvel.
A
diferença deste simulador para os outros da mesma categoria,
disponíveis na Inglaterra, França, Indonésia e China, é que, no
brasileiro, foram desenvolvidos cenários das principais cidades e
aeródromos do País onde o helicóptero deve atuar – o chamado Brazilian Visual Database.
“Com
essa possibilidade, os pilotos são treinados em seu ambiente real de
trabalho. É possível, também, simular condições de temperatura e
configurações da própria aeronave”, afirma o Tenente-Coronel Anselmo.
Outra capacidade do simulador é o treinamento de FLIR (sigla para Forward Looking Infrared).
O FLIR é um equipamento que detecta a radiação infravermelha, sendo
capaz de delinear o objeto que a está emitindo, como o motor de uma
aeronave inimiga, por exemplo.
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