20/10/2015 - Gen Moura destaca participação do Exército em Missões

Entre os mais recentes trabalhos destacados pela instituição na região, e que foram destacadas pelo general Moura, diz respeito aos cinco meses em que soldados estiveram instalados no município de Ilhéus. Carregando a importância histórica de ser a mais antiga região militar do país, a 6ª Região Militar do Exército Brasileiro – que integra os estados da Bahia e Sergipe –, também possui um trabalho social, pouco conhecido, mas que busca levar melhorias às populações mais necessitadas do interior nordestino. Além destes, a região possui colaborações de peso em recentes operações do corpo militar, como as missões de pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e na estabilização do Haiti.
Estes também foram alguns dos assuntos durante a visita do general Arthur Costa Moura, comandante da 6ª Região, à sede da Tribuna da Bahia, que ocorreu nesta segunda-feira (19), onde o oficial foi recebido pelo presidente do jornal, Walter Pinheiro. Amanhã, o jornal também celebra seu 46º aniversário, e cuja longevidade foi muito elogiada pelo comandante, que destacou o relacionamento institucional das Forças Armadas com o jornal como sendo “a melhor possível”.
“O exército agradece a atenção, que, ao longo dos 46 anos, ao apoiar e mostrar o trabalho que a instituição realiza como um todo no país, mas especificamente aqui na 6ª Região Militar. A nossa região é a mais antiga, e, ao longo do tempo nós tivemos comandantes como o marechal Deodoro da Fonseca, e que mantiveram um relacionamento institucional, e de trabalho com a região”, declarou o general.

TRABALHOS RECENTES
Entre os mais recentes trabalhos destacados pela instituição na região, e que foram destacadas pelo general Moura, diz respeito aos cinco meses em que soldados estiveram instalados no município de Ilhéus para transmitir segurança à população da cidade, em uma época de muitos conflitos entre produtores rurais e a população indígena. Ainda no ano passado, o comando esteve à disposição da presidência da República durante a Copa do Mundo, enquanto os órgãos de segurança pública cumpriam seu papel, assim como durante as eleições de 2014, onde tropas foram designadas para manter a segurança em municípios de Sergipe.
Outro aspecto, pouco conhecido e divulgado, mas que foi destacado pelo comandante, foi a participação da 6ª Região na força de pacificação do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, onde 514 homens permaneceram durante três meses. Um efetivo da 6ª Região também já participou das operações de estabilização do Haiti. “Foi uma grande escola, não somente nas técnicas, mas também no amadurecimento profissional do nosso pessoal. Quando envio um oficial que passa seis meses no Haiti, ele vem com outro conhecimento profissional que pode ser integrado à atividade. Tem sido extremamente proveitoso para nosso adestramento profissional”, destacou o general.
A “Mão Amiga”, outra iniciativa do Exército também foi uma das ações destacadas pelo comandante, pelo caráter humanitário ao prestar auxílio às populações mais necessitadas. Na área que engloba a 6ª Região, o 4º Batalhão de Engenharia de Construção possui capacidade de realizar obras em proveito do governo federal, ou em parceria com outros órgãos. “Para nós, isso é muito interessante, pois permite que o nosso pessoal se adestre. Matheus Fortes-tribunadabahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

12/10/2013 - KC-137 - Aposentadoria do Boeing marca aniversário do Esquadrão Corsário