24/11/2015 - Planejamento estratégico de segurança da UHE Jirau em Rondônia


Representantes do 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS), sediado em Guajará- Mirim, município de Rondônia localizado na fronteira com a Bolívia, estiveram na Usina Hidrelétrica Jirau durante os dias 10 e 11 deste mês. O objetivo dos militares foi a realização de estudos para revisão do planejamento estratégico de vigilância e ocupação da Usina. Desde que começou a gerar energia elétrica, Jirau é considerada área de segurança nacional, razão pela qual o Exército desenvolve constantes operações de patrulhamento em toda a sua extensão territorial e entorno.
O primeiro planejamento de vigilância e defesa foi realizado em 2013. A partir dos estudos, em 2014, o Exército ocupou por três dias as instalações da UHE Jirau, como parte do exercício militar para casos de eventuais necessidades. Atualmente, o 6° BIS tem acompanhado o andamento da obra e reforçado as ações de monitoramento, com foco principalmente, na chegada dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, que serão sediados no Brasil.
“Uma das missões do Exército Brasileiro e do Batalhão de Fronteira é realizar a segurança da Usina Jirau com a vigilância e/ou ocupação durante os jogos. O planejamento dessa semana é justamente para isso, observar se os meios que temos estão adequados ao tamanho do empreendimento, do território a ser vigiado e defendido. Além de decidir se precisamos de reforços, tanto vindo de Porto Velho ou do Amazonas”, explicou o comandante do 6° BIS, Tenente Coronel Halley Bezerra Dantas. 
Na ocasião, os militares foram recebidos pelos diretores da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), José Lucio de Arruda Gomes (Administrativo & Institucional) e Isac Teixeira (Operação). “Esse planejamento é muito importante. O Exército precisa dispor de todo o conhecimento, dos pontos fortes e fracos, para garantir o funcionamento de Jirau mesmo em casos fortuitos”, enfatizou José Lucio, diretor da ESBR. folhanobre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

13/07/2015 - Exército brasileiro recebe dez cozinhas de campanha padrão Otan fabricadas na Espanha

20/08/2015 - Brasil avança no campo das bombas de voo controlado