10/06/2016 - Construçãode ponte de madeira semi permanente com 93 (noventa e três) metros de comprimento
Boa Vista (RR) – O 6º
Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), após reconhecimento do
local, está em fase de mobilização para a Operação Estirão do Equador,
que ocorrerá no município de Atalaia do Norte, localizado no Estado do
Amazonas, na fronteira com o Peru.
A Operação originou-se devido à
necessidades logísticas do Programa Calha Norte, sob a coordenação do
Ministério da Defesa, e tem como objetivo principal a manutenção da
soberania da Amazônia, contribuindo com seu desenvolvimento ordenado e
sustentável, por meio de obras estruturantes. Dessa forma, o 6º BEC
recebeu a missão de remover os escombros da ponte sobre o Igarapé
Serraria e construir uma nova ponte semipermanente de madeira, com 95
metros de comprimento, 5 metros de largura e 10 metros de altura. O
Batalhão irá, também, realizar melhorias nas instalações do 4º Pelotão
Especial de Fronteira.
O efetivo a ser empregado será de 32
militares do 6º BEC, três do 8º Batalhão de Infantaria de Selva e um
militar da 21ª Companhia de Engenharia de Construção. O transporte
fluvial precursor do material será realizado pelo Centro de Embarcações
do Comando Militar da Amazônia e está previsto para ser realizado no dia
3 de março deste ano.
Conforme planejamento, a ponte estará em condições de transitabilidade até o dia 3 de fevereiro de 2017.
Fonte: 6º BEC/EB
Após concluídas as fases de reconhecimento de Engenharia, como o itinerário fluvial e rodoviário para acesso à ponte, e de uma grande operação logística, caracterizada pelo grande volume de meios transportados, como foi o caso do transporte de cerca de 1.000 toneladas de material (madeira para a construção da ponte, bate-estaca, equipamentos de engenharia, viaturas e combustível), até o local em que será construída a ponte, foi dado início a uma nova fase, fundamental e desafiadora da operação Estirão do Equador. Foram mais de 60 dias de concentração, embarque e transporte do material e de pessoal.
Após concluídas as fases de reconhecimento de Engenharia, como o itinerário fluvial e rodoviário para acesso à ponte, e de uma grande operação logística, caracterizada pelo grande volume de meios transportados, como foi o caso do transporte de cerca de 1.000 toneladas de material (madeira para a construção da ponte, bate-estaca, equipamentos de engenharia, viaturas e combustível), até o local em que será construída a ponte, foi dado início a uma nova fase, fundamental e desafiadora da operação Estirão do Equador. Foram mais de 60 dias de concentração, embarque e transporte do material e de pessoal.
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